Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/lojadacl/public_html/labpsibarcelos/site/funcoes.php on line 60
Laboratório de Psicologia de Barcelos - Sistema de comunicação por troca de imagens (PECS)

Sistema de comunicação por troca de imagens (PECS)

O Picture Exchange Communication System® (PECS®) é usado para ensinar rapidamente competências comunicativas a quem tem um discurso funcional limitado. O PECS promove a comunicação num contexto social, sem exigir muitos pré-requisitos. O treino em PECS começa por ensinar a fazer pedidos espontâneos e progride para o ensino de funções comunicativas adicionais tais como responder a questões e fazer comentários. Um benefício adicional para as crianças em idade pré-escolar com Autismo e outras Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) é a elevada proporção que adquire a fala. 

De acordo com as guidelines pediátricas relativamente às intervenções para o Autismo publicadas na revista PEDIATRICS: The Oficial Journal of the American Academy of Pediatrics, aos indivíduos com Autismo “que têm limitada linguagem verbal, ou àqueles que não respondem a múltiplas intervenções que visam a comunicação, deve ser facultada a oportunidade de usar PECS”. Um painel técnico de especialistas incluindo terapeutas, investigadores e pais concluiu que o PECS é uma das poucas intervenções que mostrou eficácia no tratamento do Autismo (Maglione, Gans, Das, Timbie, Kasari and HRSA Autism Intervention Research, 2012).

O que é a Abordagem Educacional em Pirâmide da Pyramid?

Abordagem Educação da Pyramid é um modelo único de ensino que estabelece ambientes de aprendizagem eficazes para indivíduos com deficiências de desenvolvimento e / ou deficiências de aprendizagem. Desenvolvido pelo Dr. Andrew Bondy, e com base nos princípios de Análise de Comportamento Aplicada (ABA), este modelo oferece bons princípios para quem ensina em contextos de sala de aula, em casa ou na comunidade. 

A Abordagem da Pyramid é baseado em dois tipos de elementos de aprendizagem: de estrutura e de instrução. Os elementos estruturais formam a base da Pirâmide, criando um ambiente propício à aprendizagem. Os elementos de base incluem:

  1. Objetivos Funcionais
  2. Sistema de Reforços
  3. Comunicação Funcional
  4. Identificação e Substituição de Comportamentos Contextualmente Inadequados (CCIs)

Os elementos de instrução formam o topo da pirâmide e incluem informações relevantes para a criação de aulas efetivas. Os elementos principais incluem:

  1. Generalização
  2. Lições Efetivas
  3. Estratégias de Ensino Específicas
  4. Correção de Erros (exclusivamente desenvolvido e adequado para estratégias específicas)

Todos os elementos envolvem dados baseados em decisão. Quando todos os elementos são combinados, a abordagem resulta em sucesso, em uma variedade de configurações. A Pyramid enfatiza como ensinar, em vez de simplesmente o que ensinar, e permite que o programa de cada aluno seja individualmente adaptado para atender às metas de aprendizagem.

Não tem a certeza se este sistema é para si ou para o seu educando/filho(a)?

Faça aqui o download do fluxograma de verificação!



(Informação retirada dos sites www.pecs-portugal.com e www.pecs-brazil.com/)

Picture Exchange Communication System®, PECS®, and Pyramid Approach to Education® are the registered trademarks of Pyramid Educational Consultants, Inc.

Quer um site assim?