Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/lojadacl/public_html/labpsibarcelos/site/funcoes.php on line 60
Laboratório de Psicologia de Barcelos - Avaliação de Prontidão Escolar

Avaliação de Prontidão Escolar

Porque a Avaliação Pré-escolar?

Na sociedade atual, o momento de transição do pré-escolar para o 1º ciclo, é muito importante sendo um marco no processo de desenvolvimento da criança. A criança passa a ser um elemento mais ativo da comunidade escolar, a partir deste momento passa a ser um aluno com novas responsabilidades. Terá uma pressão acrescida e é esperado um bom desempenho escolar.

Acontece que algumas crianças podem ter um desenvolvimento mais tardio que outras ou até défices cognitivos. É importante avaliar o estado de desenvolvimento cognitivo em que a criança está para que os pais e professores ganhem mais consciência das suas reis capacidades, possibilitando uma correta avaliação da possibilidade de a criança ser bem sucedida nesta nova fase.

Quando deve ser realizada a consulta?

Quando a criança está no pré-escolar e pretende iniciar o 1.º ciclo mas revela atrasos de desenvolvimento que podem justificar a permanência no Jardim-de-Infância durante mais um ano. São os casos em que a criança poderá beneficiar de adiamento da matrícula, para que possam ser potenciadas as competências que se encontram alteradas e que iriam prejudicar bastante o processo de aprendizagem.

Nas situações de Entrada Condicional, em que a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro. Neste caso é exigido um parecer técnico fundamentado por uma avaliação psicopedagógica que comprove a inexistência de competências para o início da escolaridade na idade prevista.

Quando a criança apresenta capacidades acima da média, que possam justificar a antecipação da entrada no 1.º ano. É o caso de crianças que só completam os 6 anos após 31 de Dezembro e para as quais é exigido um parecer técnico fundamentado por uma avaliação psicopedagógica que comprove a existência de competências para o início da escolaridade antes da idade prevista.

Quando a criança está em idade de iniciar a escolaridade mas revela atraso em algumas áreas do desenvolvimento que podem justificar a permanência no Jardim-de-Infância durante mais um ano. São os casos em que a criança poderá beneficiar de adiamento da matrícula, para que possam ser potenciadas as competências que se encontram alteradas e que iriam prejudicar bastante o processo de aprendizagem.

Objectivos

Destinatários

              

Metodologia

Veja a brochura aqui!

Custos

Ver a nossa tabela de preços aqui!


Quer um site assim?