Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/lojadacl/public_html/labpsibarcelos/site/funcoes.php on line 60
Laboratório de Psicologia de Barcelos - Preparação para os Testes Psicotécnicos para Árbitros

Preparação para os Testes Psicotécnicos para Árbitros

O que são os  teste psicotécnicos?

Têm por finalidade avaliar as capacidades e as características da personalidade dos candidatos visando determinar a sua adequação ao perfil de profissão ou trabalho a que dedicam, segundo quatro dimensões:

O que são testes psicotécnicos?

Testes psicotécnicos são aqueles que fazem uso da medida matemática para avaliar o sujeito. Os resultados originam um cálculo e o resultado do calculo para cada sujeito é comparado com uma tabela do resultado para a população em geral.

Como são construídos os testes?

Testes psicológicos partem de “construtos”, ou seja, o que vai ser avaliado. Um teste que mede “inteligência”, para dar um exemplo, parte de uma definição clara do que é inteligência (p.ex.: “inteligencia é a capacidade de reagir aos estímulos do ambiente de forma a melhor adaptar-se” – uma definição que pode ser mudada de acordo com o autor do teste) . A partir daí, é construído um instrumento que permite que o psicólogo avalie a inteligência – de acordo com a definição dada pelo teste. Os testes psicológicos são então aplicados a vários grupos de pessoas para definir qual parte da população pode ser avaliada a partir deles e como os resultados devem ser interpretados. 

 Qual a finalidade dos testes psicométricos na Arbitragem?*

Têm por finalidade avaliar as capacidades e as características da personalidade dos candidatos visando determinar a sua adequação ao perfil de Árbitro, segundo quatro dimensões:

• Dimensão Percetivo-Cognitiva 

Avaliação de diferentes aptidões (raciocínio geral, compreensão verbal, raciocínio numérico, rapidez percetiva, aptidão espacial);

• Dimensão Psicomotora 

Avaliação de aptidões instrumentais (destreza manual, coordenação motora, coordenação óculo-manual);

• Dimensão Personalística e Motivacional

Avaliação de comportamento e traços de personalidade (relações interpessoais, estabilidade emocional, hábitos e atitudes, expressão da motivação);

• Dimensão Funcional

Avaliação de requisitos específicos para a função.

Eu tenho perfil para a Arbitragem?

Ao concorrer para a arbitragem deve pensar: “Eu tenho perfil para este trabalho? Desempenharia bem as funções? Seria feliz daqui a 5, 10 anos tendo entrado neste concurso?” Muitos poderão pensar que apenas o salário compensa o sacrifício. Porém, não devemos pensar desta forma, pois se eu não gosto de disciplina e autoridade porque vou eu trabalhar vários anos nesta profissão? Na verdade, é provável que eu nem consiga passar na avaliação psicológica já que o meu perfil pessoal não seria adequado para esta vaga.

Com isso, temos que antes de nos inscrever no concurso, avaliar com cuidado quais concursos são adequados para nós. E porque fazer isto? Porque pode ser que você tenha resultados excelentes em todas as provas, mas seja reprovado na avaliação psicológica. Pois o principal da avaliação psicológica é encontrar candidatos que tenham o perfil da vaga. Não é apenas para avaliar se o candidato tem um problema mental grave, mas sim para concluir o concurso com a certeza de que a pessoa selecionada cumprirá a função satisfeita com o serviço que terá que desempenhar nos próximos anos.

Conheça o seu perfil e o perfil da vaga

Avalie suas características de personalidade – seus prós e contras mas também avalie o que está sendo pedido no Edital do Concurso. Se você está tentando um concurso em uma outra área que não a que seria a ideal para ti, tudo bem. Pode sim ser possível que você consiga passar nas provas e até na avaliação psicológica, mas você tem que lembrar que o trabalho quotidiano pode ser uma permanente fonte de stress e infelicidade caso você seja colocado numa área não próxima de seu perfil.

Prepare-se para a avaliação psicológica!

Em muitos concursos, além das provas de conhecimentos gerais e específicos, são feitos testes de avaliação mental ou testes de inteligência ou raciocínio lógico. Esta é a parte da avaliação psicológica cuja preparação é mais fácil.

Você pode começar a treinar fazendo uma série de atividades que visam melhorar o seu desempenho nos testes. Mas é importante lembrar que não é questão de uma semana ou um mês. Para se aperfeiçoar realmente, você precisará de tempo.

A Nossa Experiência

Temos larga experiência em preparação para a avaliação psicológica especifica de cada ramo das Forças Armadas (Exército, Marinha, Força Aérea, Guarda Nacional Republicana, Academia Militar) e Forças de Segurança (Policia de Segurança Pública, Policia Judiciária, Autoridade das Condições do Trabalho, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Garantimos evolução minima de 30% desde a avaliação inicial. Classifique-se nos primeiros lugares. Ligue já 253 822067. Garanta a sua vaga!

Quer um site assim?