Untitled Document

Mensagem de Natal 2015

Neste artigo Gil Mesquita o nosso Diretor Executivo e Coach residente, fala-nos da importância de conseguir alinhar os seus valores com os da sociedade em que vive para que a sua vida tenha mais significado.
Publicado em 2015-12-09

Como começar uma mensagem de natal? Pelo presente. O Agora! Esse momento mágico que fica imediatamente depois daquilo que já aconteceu (e pelo qual já não pudemos fazer nada) e antes daquilo que está para acontecer (pela qual não faz sentido fazer nada, pois ainda não aconteceu...).

Estamos por estes dias a viver a ressaca dos acontecimentos de Paris e com medo daquilo que vai acontecer no futuro. Mas o futuro ainda não aconteceu e eu não conheço ninguém que tenha ido ao futuro e tenha voltado. Por isso, como nos podemos precaver de um futuro incerto?

Na incerteza, no caos, devemos sempre agarrarmo-nos aos nossos valores principais. Sabe quais são os seus?

O valores principais são diferentes de cultura para cultura. Nos países mediterrânicos e em muitos países árabes, os valores principais são a segurança familiar, a harmonia, o conselho paterno, o respeito pelos idosos, pela autoridade, o compromisso e a devoção.

No mundo atual os principais meios de comunicação como a televisão e a internet, estão a vender os valores anglosaxónicos aos nossos jovens. Estes valores são principalmente a liberdade, a independência, a autonomia, a igualdade, o individualismo, a competência e a eficiência.

Acontece que estes valores, se não forem enquadrados, podem ser extremamente perigoso os nossos jovens, para a sociedade em que vivemos, e até para a sobrevivência da nossa cultura. Não estou a dizerque os valores anglosaxónicos são maus. Simplesmente não são os nossos!

Não pudemos ficar indiferentes a esta invasão cultural. Temos de nos responsabilizar pela continuidade da nossa cultura portuguesa pela qual os nossos antepassados tanto lutaram.

O desalinhamento dos valores do indivíduo relativamente aos da sua família, da sua comunidade e do seu país tem gerado, e vai continuar a gerar, cada vez mais (se nos demitirmos das nossas responsabilidades) jovens perurbados, desligados, sem raízes, sem sentimeto de pertença e por isso susceptíveis deserem enganados por quem lhes der uma razão de ser, de viver, uma causa por qual se baterem.

Estes jovens seduzidos por uma mensagem forte que lhes dá finalmente um sentido para a vida (que no fundo lhes permite acabar com a dor que o deslinhamento de valores provoca), são capazes de cometer por as maiores atrocidades por essas causas.

O tempo de Agir é Agora! Nesta época de Natal vamos aproveitar para viver os nossos valores bem portugueses. Vamos fazer por conviver em família, vamos cuidar dos nossos avós, vamos ouvir os nossos pais que têm tantas palavras sábias para nos dizer… vamos estabelecer compromissos fortes, vamos ensinar os nossos filhos pelo exemplo, vamos trabalhar para reforçar os vínculos com a comunidade, vamos viver em harmonia e vamos dar um futuro às gerações vindouras!


Gil Mesquita (Eng.º&Coach)

Estamos aqui:

Centro comercial do Apoio - Loja B

Rua Visconde Leiria 26

4750-311 Barcelos - PORTUGAL

Tel: 253 822 067 | 968 706 997 | 925 370 991

info@labpsibarcelos.com

www.labpsibarcelos.com


Voltar